Feliz Páscoa - 2010

 
Easter Greetings (1912), de Boris Kustodiev, mostra a celebração tradicional da Páscoa na Rússia. Fonte: Wikipedia.org - imagem de domínio público.

Os tempos modernos sufocam as pessoas com sua profusão de compromissos, gerada por tecnologias criadas para facilitarem a vida das pessoas, mas que acabam se tornando cabrestos das rotinas diárias.  Muita gente passa mais tempo diante de máquinas do que com outras pessoas.

Então, quando as festas do calendário religioso chegam, logo o escapismo toma conta dos desejos de cada um. É preciso descansar alguns dias para voltar ao dia-a-dia corrido que parece se acelerar a cada passagem de ano, mesmo que isso signifique passar horas a fio dentro de um veículo.

Alguns chegam a pensar que esse tal de "capitalismo" transforma tudo em oportunidades de negócios. É verdade: se compram brinquedos no Natal, e muito chocolate na Páscoa. Mas a maioria se esquece de que o espírito do capitalismo é baseado na livre escolha, de onde provém a livre concorrência.

Portanto, ainda podemos escolher passar uma Páscoa longe das estradas apinhadas de carros, ou das mesas empanturradas de ovos recheados. Podemos passar a Páscoa com nossos amigos e familiares mais estimados, procurando entender o real sentido por trás desta importante data.

Pode ser a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. Pode ser a comemoração pela liberdade de um povo, a quem a Terra Prometida lhe foi ofertada. E pode ser a Ressurreição de um homem que ousou interromper o ciclo da ação e reação, que por milênios escravizou a humanidade.

Meus votos de Feliz Páscoa, para você, são baseados nas últimas linhas desta dedicatória.

Jean Tosetto - Arquiteto

Nenhum comentário:

Postar um comentário