Lições de Valor com Warren Buffett & Charlie Munger: Ensinamentos para quem investe em Bolsa com foco no longo prazo

Lições de Valor com Warren Buffett & Charlie Munger: Ensinamentos para quem investe em Bolsa com foco no longo prazo
Clique na imagem para acessar a loja da Amazon.

 

Este livro oferta mandamentos e insights de dois dos maiores investidores de todos os tempos. Gotas de sabedoria para quem deseja seguir seus passos.


Sinopse

Em fevereiro de 2018 a Suno Research lançou o “Suno Call”, um boletim assinado por Tiago Reis, publicado logo de manhã para os assinantes desta casa de análise sobre investimentos, nos dias úteis. 

Passados pouco mais de dois anos, esta newsletter venceu a barreira das 500 edições. Warren Buffett e seu sócio Charlie Munger no comando da Berkshire Hathaway foram, possivelmente, os nomes mais citados neste biênio da publicação.

Tantos foram os conselhos, pensamentos e ensinamentos coletados, que foi possível reunir estes escritos em forma de livro. Assim surgiu a coleção “O melhor de Suno Call”, que em seu primeiro volume reúne as lições de valor de Warren Buffett e Charlie Munger.

Coube ao editor Jean Tosetto cuidar da organização dos textos. Ao invés de simplesmente reproduzir a ordem cronológica de publicação dos breves artigos, ele identificou nove temas distintos, que se converteram em capítulos numa sequência temática evolutiva – embora as cartas possam ser lidas de modo aleatório.

Um questionamento comum que muitos investidores fazem, quando se deparam com declarações de Warren Buffett e Charlie Munger, é sobre sua condição de bilionários: “Eles fazem o que fazem pois eles podem comprar empresas inteiras, ao invés de entrar nelas como minoritários”.

Este argumento é válido e, até certo ponto, está coberto de razão. Ele só não contempla o fato de que nem sempre Buffett e Munger foram ricos. Eles começaram pequenos e é justamente isso que os tornam pessoas especiais. Eles tiveram que trabalhar duro – em diversas atividades que iam de vender refrigerante até administrar construções – e poupar recursos de modo disciplinado por anos, antes de juntar o primeiro milhão de dólares.

O detalhe mais importante: eles continuam trabalhando duro, como investidores em tempo integral, pois é o que eles gostam de fazer. Nunca se aposentaram, embora tal condição já estivesse disponível há décadas.

Por isso é importante ler a respeito deles, sabendo traduzir Buffett e Munger para a nossa realidade – o que é justamente a proposta desta obra, ao seu final.

Sobre o autor


Tiago Reis (1985) é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Acumula experiências no mercado financeiro desde 2001 e foi sócio-fundador da Set Investimentos. Fundou a Suno Research em outubro de 2016.


Sobre o editor


Jean Tosetto (1976) é arquiteto e urbanista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem escritório próprio desde 1999. O autor e editor de livros é adepto do Value Investing e colabora com a Suno Research desde janeiro de 2017.

Vídeo de apresentação da versão impressa do livro



Veja também:




Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário