Palavras sobre a vida, o trabalho e a carreira

Meu Instagram virou uma colcha de retalhos, onde costuro os pensamentos que me cobrem antes de dormir.
Meu Instagram virou uma colcha de retalhos, onde costuro os pensamentos que me cobrem antes de dormir.

Para levar uma vida equilibrada, não é preciso ser obcecado pelo trabalho a ponto de relegar outras áreas importantes. Basta ser efetivo nas horas necessárias, pois a maioria das pessoas sabe o que é preciso ser feito, mas age pela lei do mínimo esforço. Faça sua parte bem feita.

Quem gosta de trabalhar tem um desafio extra: deixar ele de fora na mesa do almoço, por exemplo, pois a vida também é sobre sentir o sabor dos alimentos.

Pior faz quem leva o trabalho para a cama, agindo mecanicamente ao chamado de Eros. Quem nunca cometeu esse pecado?

Uma lição muito difícil para aprender: quando tiver que trabalhar, trabalhe para valer, mas quando tiver que se divertir ou descansar, se divirta e descanse para valer. Isso fará, inclusive, seu desempenho no trabalho melhorar.

A noite em oposição ao dia não foi criada por acaso.

* * *

Depois do sucesso de "A arte da guerra", vem aí: "A arte de ficar em cima do muro: como emitir opiniões aguadas que agradam todo mundo o tempo todo". Só que não. Quem faz média com todos, sempre, é medíocre. O novo, criativo e inusitado vem do embate de ideias. O respeito também.

Portanto, se um dia eu bater de frente com você, isto significa, dentre várias coisas, que eu me importo com você, inclusive.

* * *

Pode-se passar vários anos de uma vida trabalhando silenciosamente, construindo uma reputação, formando um patrimônio, antes de chamar a atenção de alguns. Então, quanto maior a exposição, maior o risco de usar uma palavra errada e colocar tudo a perder numa barulhenta derrocada.

Pois se tem alguns que vibram e se inspiram com o sucesso alheio, há também quem adore ver alguém quebrando a cara.

A sensatez premia quem evita dançar muito perto da fogueira das vaidades.

* * *

Lembre-se de seus amigos que estiveram com você nas vacas magras, pois quando a roda da fortuna girar e você for para cima junto com eles, é neles que você poderá confiar plenamente. Uma amizade nova, depois que você demonstrou todo o seu valor, leva muito tempo para sedimentar.

Alguns dos meus amigos da juventude ainda estão entre os meus melhores conselheiros, embora siga aberto para novas amizades.

As amizades sinceras perfazem um pilar do tripé da felicidade, segundo Epicuro. Os outros dois são:

- Uma vida bem analisada, mediante reflexões diárias.

- A liberdade para tomar as próprias decisões e levá-las adiante.

* * *

Nenhum grande filósofo da humanidade completou sua jornada sem experimentar um período de exílio, ou de cárcere  ou de ostracismo ou ainda de isolamento. Ser querido por todos, o tempo inteiro, não faz bem para quem transforma adversidades e sofrimento em ferramentas de trabalho.

Ao ler sobre a biografia dos grandes pensadores da Antiguidade, constatamos que o estilo de vida deles em nada se parece com o mar de rosas e popularidade que os ditos influenciadores do nosso tempo deixam transparecer.

Isso me faz crer que os autênticos intelectuais da nossa época ainda precisam ser descobertos ou reconhecidos.

* * *

Depois de certa idade, você nota se tem (ou não) jeito de ser o protagonista da peça. Muitas vezes o teatro da vida oferece apenas o papel de coadjuvante. O importante é fazer bem feito. Nunca se sabe quando poderemos brilhar antes do ato final. A alternativa é sentar na plateia.

Em cada time campeão há um ou dois craques, mais nove ou dez carregadores de piano. Para cada Ronaldo que faz gol numa final de Copa do Mundo, tem um Rivaldo que fez o passe, e um Edmilson que fez um desarme de jogada lá atrás.

Numa banda de rock, geralmente é o vocalista que rouba as atenções. Quem vai lembrar que foi o baixista do Queen que escreveu alguns dos maiores sucessos de Freddie Mercury? Você acha que John Deacon está preocupado com isso? Veja a juventude maravilhosa que ele teve, e ainda sobreviveu à loucura dos palcos.

Os mega influencers e mega coachs estão aí para dizer que você pode - e deve - ser o maioral, que tem que arrebentar a boca do balão. Será?

Há uma combinação terrível de ter inveja de alguém que brilha ao nosso lado, com a vaidade para tentar suplantar essa pessoa. Essa receita tem cheiro e sabor de fracasso.

Não tem problema nenhum em ser uma backing-vocal da Tina Turner. Ou assessora de Marketing da garota que dá conselhos sobre tudo no YouTube.

Pelo contrário. Aqueles que mais aparecem são aqueles que mais apanham também. De certo modo, é bom não ser um para-raio de haters. É bom não precisar desconfiar das pessoas que se aproximam dizendo que gostam da gente.

É bom chegar em casa, dividir o pão na mesa e saber que ele foi ganho com honestidade. É isso que importa.

* * *

Receita infalível para sofrer além da conta: se apegar demais. A um emprego. A um parente. A um animal de estimação. A um objeto. A uma ideia. A um lugar.

Pergunta inteligente a se fazer:

"Gosto muito disso, mas viveria sem?"

Cedo ou tarde a gente descobre a resposta na prática.

Então, o ministro vaidoso acorrentado ao cargo se humilha perante os colegas, renega seus princípios e aceita fazer o que os outros determinam.

A filha criada com tanto carinho arranja um namorado e vai morar em outro país.

Um dia, a calopsita que assoviava sempre que ouvia a introdução de "Across the Universe" sofre uma embolia pulmonar e é enterrada no quintal, sob o pranto de gente adulta.

A quitinete estudantil alugada não rende o esperado, mas o sujeito tem medo de vende-la para investir em fundos imobiliários.

E o tio se recusa a vender a casa da vó para uma incorporadora, pois ela seria demolida para a construção de uma torre de apartamentos com varanda gourmet de um metro de largura.

Desapegar é a resposta.

Só ganha a eternidade quem abre mão do que é temporário.

E tudo neste mundo é temporário.

* * *

Sempre haverá alguém melhor do que você, naquilo que você faz de melhor. Não tente se comparar com essa pessoa. Aprenda com ela. Se for para se comparar, faça isso com você mesmo - o você de hoje com o você de ontem. Ninguém sabe de onde você partiu, mas só você sabe onde chegar.

Tem gente que entra numa corrida de uns contra outros, colocando a vaidade no tanque de combustível. Resultado: todos perdem.

A verdadeira jornada dessa vida implica em ser solidário com o próximo, para que todos cheguem bem na bandeirada final.

Ora aprendemos com os mais velhos. Ora somos referência para os mais jovens.

E quer saber? Passa rápido.

* * *

3 anos de cursinho. 6 anos de faculdade. 2 anos de residência. 5 anos até ser chamado no concurso para trabalhar no interior do país. Parabéns para você, doutor ou doutora, que não trocou isso para tentar a vida fazendo dancinha no TikTok. A sociedade só tem a agradecer por isso.

Antes de tudo deixo claro: sou grato às redes sociais. Minha pequena exposição nelas mudou minha vida para melhor. Por meio delas fiz mais projetos arquitetônicos, ainda no começo da carreira, e depois pude me dedicar para uma paixão, que é trabalhar com livros, escrevendo ou editando.

Mas tem um lado perigoso nas redes sociais, pois elas podem passar a mensagem de que é fácil vencer na vida.

Basta viralizar com algo e você não precisa mais estudar, trabalhar, ler livros.

Se isso acontece para algumas pessoas, não se trata de uma nova realidade para a maioria.

A gente não pode se enganar: sem dedicação para os estudos e para o trabalho, nossas chances são muito reduzidas.

Para vencer na vida sem depender do acaso, ou dos algoritmos, só conheço um caminho, que se abre no mesmo momento em que abrimos um livro para aprender algo de bom.

* * *

Quer ser alguém acima da média? Prepare-se para lidar com a bronca dissimulada dos medíocres. Quer se esforçar além do mínimo necessário? Aprenda a relevar a torcida contra, de gente acomodada. Por melhores que sejam suas intenções, você vai irritar muitos e isso será inevitável.

Para ganhar detratores não é preciso fazer algo errado: basta fazer algo bem feito. Em alguns países do mundo (não só naqueles que vivem sob uma ditadura), pensar com a própria cabeça pode ser considerada uma ofensa grave.

Então, se você tem um propósito nobre para cumprir, vá criando casca desde já.

Não devemos confundir uma pessoa "casca grossa" com alguém que age com grosseria. São coisas diferentes. Quem é "casca grossa" aguenta pancadas na quietude, sem reagir na mesma moeda. O tolo que reage com palavras de baixo calão a uma provocação barata, perde a razão também.

* * *

Em linhas gerais, as pessoas mais inteligentes e bem-sucedidas que conheço são discretas. Elas mais observam do que falam. Sabem conversar com trocas de olhares e deixam os outros se sobressaírem. Elas se vestem de forma simples e elegante e não gastam energia tentando se exibir.

Conhece alguém assim? Sorte sua. Preste atenção em seus gestos e palavras. Você pode aprender muito com isso.

Veja também:

Manual das Profissões no Mercado Financeiro: As possibilidades para conciliar carreira e crescimento pessoal

Arquiteto 1.0: leitura para quem deseja ser profissional

Multipotencialidade: você ainda vai precisar dela

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário