Residência Giacon no Jardim Europa em Paulínia - 2006

FachadaA tesoura de madeira em destaque na elevação frontal da casa.

Este imóvel foi o segundo projetado para o mesmo casal, que já havia construído a primeira casa no mesmo bairro. Com a venda desta, eles se mudaram para uma residência de aluguel e solicitaram o novo projeto com urgência de entrega, para agilizar o início das obras.

Felizmente, naquelas semanas, um projeto elaborado para divulgação de um loteamento fechado - a Residência Modelo II - guardava impressionantes coincidências, desde as condições topográficas do terreno, passando pelas suas dimensões, até chegar no programa básico para um família de três pessoas. Apenas para se adequar em relação à orientação solar, foi preciso proceder com o "espelhamento" da configuração.

A partir da referência claramente especificada, pois o casal a reconheceu no posto de vendas imobiliárias, foi possível desenvolver um proposta para construção de cerca de 152 metros quadrados num terreno de 300, com abrigo para dois carros, salas de estar e jantar (copa), dois dormitórios simples servidos por um banheiro, e uma suíte, além da cozinha coligada à área de lazer e lavanderia, uma vez que a edícula foi convertida num braço de extensão do corpo principal.

A solução foi prontamente aceita, pois eliminou o desperdício de áreas de circulação, convertendo o corredor dos quartos num hall de fácil acesso pela copa. Aliás a copa, por ser um local de reunião da família para as refeições, se comporta neste caso como o centro de articulação das atividades domésticas, pois ela atua como transição para os demais setores: o social e o de serviços.

Os 148 metros quadrados de área livre - ou seja, quase 50% - se dividem entre recuo frontal obrigatório, corredores laterais para favorecer a ventilação, o jardim de inverno junto ao dormitório que é reversível em escritório ou sala de TV, e um considerável quintal que banha de luz a suíte do casal e o dormitório maior.

Clique nas imagens para ampliar:

Planta baixaA copa como coração da casa: acesso para os setores social, íntimo e de serviços.

CorteNeste corte, a varanda na porção esquerda do desenho é oposta à lavanderia, nos fundos.

Croquis da fachadaO primeiro esboço apresentado após a encomenda: aceitação imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário