Residência Turtera no Jardim Ypê em Paulínia - 2002

Vista posteriorÉ do quintal onde a família Turtera organiza festas juninas ímpares, que se tem a vista mais interessante da edificação, com seus panos de cobertura intercalados com terraços e volumetrias variadas.

Esta obra teve uma data fixa para ser iniciada, meses depois do projeto realizado em 2002, mas não tem uma data prevista para ser encerrada, se depender do espírito criativo e pouco convencional de seu empreendedor. Uma das premissas quando este trabalho foi encomendado foi justamente deixar previsto, onde fosse possível, as alternativas para ampliações.

De fato, os desenhos iniciais relatavam uma casa simples, com apenas um dormitório. Porém, logo nas primeiras visitas ao terreno, percebeu-se que a declividade poderia ser usada em favor da economia no aterro, então a casa ganhou uma área de lazer abaixo do pavimento térreo. A solução para o telhado, baseada num grande pano caindo para frente, propiciou a inclusão de um sótão, usado como escritório, com excelente visão para o exterior.

Existe espaço e desejo para mais ampliações, que devem ocorrer junto com o crescimento familiar. Serão mais dormitórios e vagas no abrigo. Enquanto isso não ocorre, cada metro quadrado de grama plantado na área livre do local é bem aproveitado pelos amigos e parentes mais próximos, sempre juntos daquele que sabe que a felicidade não está numa etapa cumprida, mas no processo em si.

Fachada frontalDe frente, uma construção bem mais comportada, sendo difícil crer que se trata da mesma obra vista pelos fundos.

Jardim no recuoQuando se adentra ao lote, nota-se a laje em balanço complementada pelo beiral do telhado: uma solução adotada por este arquiteto para evitar o excesso de pilares expostos em alpendres e varandas.

Escada Santos DumontA escada baseada nos conceitos propostos por Santos Dumont comunica a sala de estar com um sótão, que corresponde ao terceiro nível da casa.

Cozinha planejadaComo bom descendente de italianos, Rodney mantém em sua cozinha vários objetos de apego pessoal. No detalhe, uma antiga caixa registradora, para guardar os trocados do cotidiano.

Paisagem bucólicaNo panorama a partir do terraço de madeira, junto à cozinha, pode-se observar a torre e reservatórios da Sabesp em meio a uma das poucas áreas rurais que restaram na malha urbana da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário