Residência Fibra Mantei no Jardim dos Calegaris em Paulínia - 2008

Fachada da residênciaA elevação frontal organizada em três níveis de coberturas: sobre o abrigo, sobre as salas de pé-direto duplo e sobre as suítes do pavimento superior.

Croqui da fachadaDesenho em grafite, referente à fase de estudos do projeto: nesta etapa todas as mudanças são mais fáceis e econômicas.

Ao longo de quase 25 anos a família Fibra Mantei morou numa casa térrea no bem localizado bairro Jardim dos Calegaris em Paulínia. Quando optaram por morar num imóvel novo, logo perceberam que nenhum outro lote poderia oferecer a comodidade de morar perto do trabalho. A decisão foi abrir mão de adquirir um terreno em loteamento fechado - mais distante do centro - para continuar tendo a vista de uma bela praça arborizada.

Como a antiga construção não oferecia condições mínimas para reforma, ela foi demolida para dar lugar a um sobrado. Apenas a edícula com churrasqueira e a piscina foram preservadas. E é justamente da edícula que os moradores podem desfrutar de um dos ângulos mais interessantes da recente construção, cuja solução para o telhado reflete a disposição dos cômodos em planta baixa, resultando em três níveis distintos, sem que isso signifique apenas uma opção estética.

O programa do projeto, bem simples, consiste no agrupamento das instalações hidráulicas. O pavimento superior possui apenas duas suítes: a da filha fica sobre a suíte do casal, enquanto que a suíte do filho fica sobre a cozinha e área de serviço. O pequeno hall que dá acesso a estes ambientes, oferece visão às salas de estar e jantar, separadas apenas pela escada de concreto armado. As salas possuem pé-direto duplo, onde o teto é acabado com o forro de madeira afixado diretamente na cobertura.

Como o abrigo para dois carros e a varanda dos fundos também não possuem lajes, temos, numa obra de 178 m², apenas 88 m² divididos entre laje-píso e laje-forro: uma economia relevante de material e mão de obra, além da rapidez na execução. E de fato, entre a aprovação do projeto na prefeitura e o término dos serviços decorreram-se apenas oito meses. Para se ter um idéia de quão exíguo foi este período, podemos compará-lo com o tempo de elaboração dos desenhos: entre idas e vindas, foram quase dois anos de estudos e considerações de alternativas.

Escada aparenteA escada de concreto armado divide visualmente as salas de jantar e estar, sob o forro de madeira do telhado.

Planta baixa do pavimento térreoNa planta baixa do pavimento térreo nota-se o claro agrupamento dos cômodos servidos por instalações hidráulicas.

Elevação posteriorDo quintal é possível observar a elevação posterior, também dividida em três níveis de cobertura, com a varanda substituindo o abrigo.

AmálgamaMadeira, ferro, alumínio, vidro e massa texturizada: com bom senso é possível trabalhar com materiais distintos e obter um conjunto harmonioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário