Residência de Rogéria Neto no Campos do Conde em Paulínia - 2008

Três acessos com uma só função: receber bem. O da esquerda encaminha o visitante diretamente para o quintal, com churrasqueira e uma varanda para espreguiçar. Ao lado do abrigo de automóveis temos a entrada da sala de estar. Já no canto direito, uma porta direto para a copa, conjugada com a cozinha, onde se encontra o coração desta casa.

Após morar longos anos num apartamento de cidade grande, Rogéria Neto decidiu mudar de ares e experimentar a sensação de pisar sobre um gramado que estivesse a poucos passos de distância. A escolha se deu por um loteamento fechado em Paulínia, o que não impediria de estar próxima aos serviços oferecidos por uma metrópole, como é o caso de Campinas.

Durante as primeiras conversas com este arquiteto, a futura moradora do Campos do Conde solicitou um projeto que priorizasse a iluminação natural, a economia de recursos e que principalmente sua casa fosse aconchegante, tanto para ela como para seus familiares e amigos, que certamente a iriam visitar com freqüência.

Na seção transversal deste projeto ganha destaque o sótão localizado na parte central da construção, onde o telhado fica mais alto, com direito à ventilação cruzada e iluminação natural. Este ambiente se comunica com o pavimento térreo mediante uma escada desdobrável, localizada no hall dos dormitórios. Trata-se de um espaço para introspecção, algo necessário para a realização dos trabalhos manuais da proprietária.

Enquanto o vizinho não constrói no loteamento fechado (onde as casas não possuem cercas ou muros na fachada) é possível observar o jogo de águas da cobertura da obra, que inclui um pequeno alpendre lateral, para proteger a fonte de luz do miolo da residência. Ao lado esquerdo se vê outra construção, projetada por este mesmo arquiteto.

Poucos meses depois a construção estava pronta. Começava agora uma nova etapa de vida, que a própria Rogéria iria relatar em mensagem reproduzida a seguir:

"Meus queridos,

É com imensa alegria, responsabilidade e compromisso, que estou lançando oficialmente meu PLANO B.

Após um ano me preparando profissionalmente para atuar nesta área aí está... Este é apenas o começo da execução do meu PLANO B, literalmente. Acessem a cada dia que possível, pois SEMPRE haverá novidades.

Façam suas encomendas, conheçam meu trabalho bem de perto e não apenas virtualmente. Aproveito pra solicitar que caso saibam de alguma feira de artesanato, ou feiras que dêem espaço para trabalhos artesanais , que me indiquem, dêem dicas.

Um beijo saudoso a todos!"



Rogéria Neto mantém um blog na internet para divulgar seu trabalho: bolsasnegamaluca.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário