Residencia Colturato Festi no Campos do Conde em Paulínia - 2008

Fachada residencialRaios de sol iluminam a cumeeira do telhado, cujo pano superior sombreia as demais superfícies da fachada voltada para o leste. O volume na cor verde contém blocos de vidro que iluminam um escritório.

Morar e trabalhar no mesmo local era muito comum no tempo das corporações de ofício. Veio a revolução industrial e com isso os deslocamentos entre moradias e empregos, que impulsionaram o modo de vida baseado no automóvel e demais meios de transporte.

No entanto, com o advento da informática e da popularização da Internet, que trouxe facilidades na comunicação entre pessoas, cada vez mais profissionais consideram a opção de trabalhar em casa novamente, um conceito que no século XX estava pouco difundido.

É o caso do Engenheiro Agrimensor Vandereli Festi. Ele profere aulas em universidades e palestras para demais técnicos de sua área, mas boa parte de sua produção de memoriais e projetos é feita em seu escritório doméstico. Este fator obviamente entrou na pauta da conversa com este arquiteto, no momento de encomendar o projeto da residência em questão.

Como eventualmente tal escritório seria usado para receber visitas de âmbito do ofício, foi solicitado que este cômodo ficasse próximo ao acesso principal da residência. Já os ambientes de jantar e de estar da família ficariam voltados para a área livre nos fundos, junto da cozinha e de um estúdio, desta feita com função artística.

Seção transversalNesta seção transversal vemos que o abrigo no canto esquerdo não possui laje, assim como no pavimento superior da porção central da obra, onde empenas elevam a cobertura e propiciam o uso pleno do que seria o sótão de uma casa térrea.

Galeria Sueli Colturato

Embora seja esposa de Vanderlei Festi, a artista plástica Sueli Colturato adota o sobrenome herdado do pai, por orientação de um antigo mestre, que pregava que o nome de batismo carrega também um universo cultural, revelando um pouco da origem de cada um.

Obviamente sua residência conta com vários quadros, em seus diversos ambientes. Os temas também são variados e vão dos motivos florais até o retrato da alma feminina, passando pelos objetos que evocam lembranças do campo.

FloresBotões que se abrem e salientam o ciclo ininterrupto da vida.

Curvas suavesLuzes e sombras revelam a sensualidade e ternura feminina.

VasosO uso de tom sobre tom para acentuar a percepção das formas.

Sueli Colturato aceita encomendas para quadros que indubitavelmente alegram a decoração de obras residenciais e comerciais. Do mesmo modo, Vanderlei Festi coloca seu trabalho à disposição dos investidores e demais profissionais que atuam em urbanismo. Para tanto fica a recomendação de visita ao site www.VanderleiFesti.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário