Residência Mantey Arantes no Residencial Raízes em Paulínia - 2008

Elevação lateralA rua lateral em declive acentua o efeito visual da perspectiva, salientando a projeção dos beirais e evidenciando o jogo de luz e sombras.

Gramado: área permeávelJá na rua principal, por se tratar de um loteamento fechado, não é permitido o uso de muros. A transição entre as partes é feita por um trecho de mourões de eucaliptos tratados.

Entre a compra do terreno, a encomenda do projeto e o início das obras, não se passaram mais do que algumas semanas. O que significou um ritmo intenso de trabalho para este arquiteto, que além de realizar os desenhos para aprovação na prefeitura e posterior construção, precisou também elaborar as planilhas quantitativas e qualitativas dos materiais e custos de mão de obra, bem como o cronograma para execução dos serviços, a fim de liberar os recursos provenientes de uma carta de crédito para financiamento bancário.

Em apenas 156 metros quadrados de área projetada, foi possível incluir dois dormitórios, um banheiro e uma suíte no pavimento superior. Já o pavimento térreo conta um reversível (escritório, hóspedes ou sala de som e TV), lavabo, salas de estar e jantar integradas à cozinha, lavanderia e abrigo para dois carros, além de um banheiro externo e espaço para churrasqueira, um depósito e até uma piscina, no futuro. Terraços descobertos completam o programa da construção.

Calçada em arcoO acesso social desta casa é protegido por um pequeno alpendre, sob a sacada de um dos dormitórios do pavimento superior.

Blocos de vidroBlocos de vidro trazem privacidade ao mesmo acesso social, conferindo um caráter mais contemporâneo ao conjunto.

Porta pivotante ao fundoA escada de concreto armado, com acabamento em granito e guarda corpo metálico, toca suavemente o piso revestido com porcelanato. Ao fundo nota-se a porta pivotante.

Escada aparenteA mesma escada, vista a partir da cozinha, que por sua vez é integrada aos ambientes de estar e jantar, contando com um balcão ao estilo americano.

Cuba livre...No lavabo, a combinação agradável de cores e texturas, com a cuba saliente sobre o tampo de pedra, adornada com a leveza dos metais cromados e iluminação suavizada. A especificação dos acabamentos contou com a participação decisiva da jovem Lídia, na condição de estudante de arquitetura.

Como era de se esperar, não tardou mais do que alguns meses para a conclusão da obra, mesmo com o atraso provocado pelas chuvas não esperadas no outono e no inverno de 2009. Uma rara ocorrência deste fenômeno no interior paulista, que nos últimos anos vinha se habituando com crescentes períodos de estiagem.

Por se tratar de um obra financiada, toda a documentação complementar ao término dos serviços, como obtenção do Habíte-se e Certidão Negativa de Débito por parte do INSS, foi providenciada com vistas a averbação em cartório. É o último passo antes de restar o compromisso com o pagamento mensal das parcelas, que dependendo do caso podem se estender por anos. Mas certamente é bem melhor do que depender do aluguel.

Beleza e simplicidadeA cobertura possui configuração simples e racional, com os três áticos superiores formando uma letra "T", organizados pelo volume central, que abriga o reservatório de água - além do ático resultante da cobertura em duas águas da garagem. O resultado demonstra que nem sempre é necessário recorrer ao excesso de panos de telhados para se chegar a uma solução interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário