CAU/SP inaugura sede regional em Campinas

A fachada da sede do CAU em Campinas: um antigo sobrado reformado no tradicional bairro de Botafogo.
A fachada da sede do CAU em Campinas: um antigo sobrado reformado no tradicional bairro de Botafogo.

Os arquitetos e urbanistas de Campinas e região não precisam mais se dirigir até São Paulo para resolver assuntos do CAU.

Uma das grandes lacunas da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU, era a ausência de postos de atendimento aos profissionais fora das capitais de cada estado. O CAU de São Paulo, passados quase três anos de sua fundação, finalmente está implantando sedes regionais na Grande São Paulo, litoral e interior. Cidades como São José dos Campos, Santo André, Santos, Bauru, Mogi das Cruzes, Sorocaba e Ribeirão Preto já foram contempladas. Mais recentemente São José do Rio Preto e Presidente Prudente também ganharam seus postos de atendimento.

A cidade de Campinas reúne em torno de si uma importante região metropolitana que movimenta parte considerável do PIB brasileiro, com uma população superior a um milhão e meio de habitantes e aquecido mercado no campo da construção civil. Já era tempo de Campinas ter a sua sede do CAU e sua inauguração ocorreu no dia 23 de julho de 2014, num charmoso sobrado do bairro de Botafogo, próximo do centro histórico do município.

No mesmo local também funcionará um posto de atendimento do SASP - Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo. Seu presidente, Maurílio Ribeiro Chiaretti, prestigiou o evento de instalação da sede, junto com o presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, além de Alan Cury, representante do IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil, e o secretário de planejamento de Campinas, Fernando Vaz Pupo.

Atendendo ao convite do gerente regional de Campinas do CAU/SP, João Gonçalo Eugênio, este que vos escreve também compareceu à inauguração da sede campineira, representando os arquitetos e urbanistas de Paulínia. Lá encontramos dezenas de profissionais das cidades de Campinas, Valinhos, Americana, Araras, Cosmópolis, Holambra, entre outras.

O quintal da sede do CAU em Campinas ficou repleto de arquitetos na noite de sua inauguração.
O quintal da sede do CAU em Campinas ficou repleto de arquitetos em sua noite de inauguração.

Além de atender os arquitetos e urbanistas de Campinas e região, o posto do CAU também servirá de ouvidoria para a população como um todo, que lá poderá relatar eventuais irregularidades em obras de diversos portes, bem como verificar a situação legal de empresas e profissionais registrados neste conselho de classe.

Fazemos votos para que o CAU seja cada vez mais forte e independente, pois é isso que a sociedade civil brasileira espera desta organização que representa os arquitetos e urbanistas. Neste aspecto, a inauguração da sede do CAU em Campinas é uma ótima notícia.


Serviço:

Sede Regional do CAU/SP em Campinas
Site: www.causp.org.br
E-mail: regionalcampinas@causp.gov.br

Atualização em dezembro de 2016:

Sede Regional Campinas passa a atender em novo endereço


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário