O valor daquilo que não tem preço

Luzes e sombras atravessam o pergolado para decorar a varanda da casa.
Luzes e sombras atravessam o pergolado para decorar a varanda da casa.

Você pode colocar preço no bloco de concreto do muro, nas esquadrias de alumínio envidraçadas, nas madeiras do pergolado. O porcelanato que reveste o piso da varanda pode custar R$ 30,00 por metro quadrado ou R$ 200,00 a peça, e nem por isso a nobreza de uma construção será alterada.

As vezes, na Arquitetura, o mais bonito é justamente aquilo que não tem preço: a luz do sol e as sombras resultantes daquilo que o arquiteto colocou em seu caminho. E a luz do sol é para todos. Ela invade as calçadas da Champs-Élysées em Paris do mesmo modo que banha as vielas das favelas brasileiras.

E quando uso a luz do sol como elemento de algum projeto, o pessoal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que toma conta do código de ética da profissão, sabe que não recebi qualquer reserva técnica do fornecedor, salvo que Ele me deu o discernimento para trabalhar.


E como gostei de trabalhar nesta casa, a Residência Aglaia no Terras do Cancioneiro em Paulínia! O relato completo desta gratificante experiência está aqui.

Saudações cordiais,
Jean Tosetto

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário