Sobrados pequenos e charmosos

A fachada cenográfica em Holambra atesta que lotes de apenas 150 m² podem ser considerados como "latifúndios" nos centros urbanos dos Países Baixos.
A fachada cenográfica em Holambra atesta que lotes de apenas 150 m² podem ser considerados como "latifúndios" nos centros urbanos dos Países Baixos.

Mesmo em lotes pequenos é possível desenvolver projetos inteligentes, práticos e acessíveis, sem descuidar do viés estético. A presença do arquiteto neste processo é fundamental desde o princípio.

Mensagem recebida em 16 de setembro de 2016:

"Caro Jean Tosetto, bom dia.

Passeando pela internet em busca de novidades na área de arquitetura e construção civil, tive a felicidade de encontrar sua página, que, muito além de desenhos e obras realizadas, que demonstram domínio de técnica apurada, criatividade e inteligência, passa-nos também exemplos de amor ao que faz, que vale a pena fazer bem feito, honestidade, sobretudo, de altruísmo, que transcende ao próprio ramo no qual é graduado, a Arquitetura.

Não pare, continue trilhando por esse caminho.

Aproveito para perguntar a sua opinião sobre projetos de sobrados em áreas de 6 x 25 metros, com duas vagas na garagem, muito procurados na região onde moro.

Gostaria de construí-los, contudo, que fossem elegantes e práticos.

Um abraço,
Luís Antônio"

Nossa resposta:

Caro Luís Antônio,

Agradeço suas palavras sobre o meu trabalho relacionado à página, que vão atuar como um incentivo para que eu possa continuar.

Sobre sua questão, tenho que reconhecer que um terreno de apenas 6 por 25 metros (150 m²) é relativamente pequeno, mesmo para os padrões brasileiros atuais. São áreas de tal porte que representam os grandes desafios para os arquitetos, pois nestes casos não há margem para qualquer devaneio.

É possível sim, desenvolver um projeto elegante e prático de um sobrado nestas condições, mas é preciso reunir mais informações, como a topografia do lote, a posição dele em relação ao percurso solar, a possível existência de construções vizinhas, a largura da calçada (e se ela tem árvores, postes ou mesmo um telefone público na testada do lote).

Também é preciso analisar as leis municipais de uso e ocupação do solo, para saber os limites de construção no bairro, se há recuos frontais ou afastamentos laterais obrigatórios (e quais as medidas dos mesmos). Em certas cidades é permitido estacionar os carros na faixa de recuo frontal, ao passo que em outras, os automóveis devem ter espaço garantido além desse recuo.

Enfim, são muitas variações com as quais só um profissional residente na sua cidade teria condições de lidar de imediato. Razão pela qual recomendo que procure por um escritório de Arquitetura radicado na sua região, que lhe apresentará um orçamento competitivo em relação aos profissionais mais distantes.

Saudações de apreço,
Jean Tosetto - Arquiteto

O feedback:

"Caro Jean, boa tarde.

Agradeço-lhe a atenção. Desejo-lhe felicidades e a certeza de continuar acompanhando seus trabalhos.

Um abraço fraternal,
Luís Antônio"

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário