Residência Castro no Jardim Europa em Paulínia - 2010

A perspectiva do fachada suprimiu o muro frontal e a folhagem da árvore, para salientar as linhas do projeto.

Pedras em filetes e rufos convertidos em cornijas externas trazem equilíbrio estético em relação à geometria modernista dos volumes que compõem a obra.

No final de 2009 a única certeza do contratante deste projeto é que ele iria fixar residência em Paulínia, depois de uma extensa carreira percorrendo o Brasil, trabalhando na execução de importantes plantas industriais. O primeiro terreno em vista estava quase comprado, quando imprevistos fizeram o casal procurar uma segunda opção, que acabou sendo acertada.

O lote, bem localizado numa região próximo ao centro expandido da cidade, tinha uma declividade considerável, que não poderia ser ignorada na elaboração do projeto. O que a princípio era para ser uma casa térrea acabou se tornando um sobrado composto por três pavimentos: o pavimento térreo acessado pela rua frontal ficou destinado à ala social, o pavimento superior com visão privilegiada de uma lagoa foi reservado para a ala privativa, e o pavimento inferior adjunto à cota mais baixa do terreno abrigou a ala de serviços.

O projeto, aprovado em 2010, ainda sofreria complementos para otimizar a ocupação de todos os espaços possíveis, resultantes das cavidades entre o solo original, as alvenarias da fundação e a laje piso do pavimento central. Depois de nove meses de construção, o mesmo tempo de gestação de uma criança, a obra foi concluída no inicio de 2011.

A seção transversal identifica os três níveis de ocupação da residência. Na parte esquerda do desenho temos o acesso social. Na outra extremidade os dormitórios repousam sobre a copa.

A sala de estar com pé-direito alto é servida pela escada com estrutura aparente, que liga o pavimento privativo  ao pavimento de serviços.

Esboços e anotações do contratante, que é engenheiro civil especializado em montagem industrial, auxiliaram o arquiteto no aprimoramento do projeto, até sua versão definitiva.

Porta pivotante com vigia lateral de vidro protegido por traves de madeira, formando um conjunto idealizado pela esposa do contratante.

Cuba dupla no sanitário da suíte do casal e faixa vertical decorada na parede do box do chuveiro, em continuidade no revestimento do piso.

As cores claras das superfícies, de notória ortogonalidade, acumulam menos calor solar. A árvore, devidamente preservada, oferece o sombreamento bem vindo no período da tarde.

Dica do arquiteto: em obras financiadas pela Caixa Econômica Federal ou outras entidades competentes, é necessário apresentar na agência local um cronograma com a previsão dos custos mensais da construção. Deve-se sempre prever um ou dois meses adicionais ao prazo estipulado, para garantir o fornecimento de recursos mesmo com eventuais atrasos na execução.

Anterior - Próximo


Um comentário:

  1. Parabéns pela grande construção. Essas conquistas devem ser muito bem aproveitada junto a familia. Agradeça muito a DEUS e as suas persistência e dedicação.

    ResponderExcluir