Investindo sob o Impacto da Pandemia: Suno Internacional: The Global Journal II

Investindo sob o Impacto da Pandemia: Suno Internacional: The Global Journal II
Clique na imagem para acessar a loja da Amazon.

 

A Pandemia do Coronavírus, que assolou o mundo em 2020, foi uma "prova de fogo" também no mercado financeiro, para milhares de investidores em Bolsas.

Sinopse

No segundo semestre de 2019, rumores davam conta de que o surto de uma doença misteriosa estava fazendo vítimas em uma região da China. A virada para o ano de 2020 foi temperada com notícias desencontradas que envolviam, inclusive, a OMS – Organização Mundial da Saúde. 

Poucas semanas depois, os casos e vítimas da doença, que foi denominada como Covid-19, se alastraram por diversos países. A tensão foi crescendo até que as primeiras nações decretaram quarentenas e interrupções de viagens internacionais. As Bolsas de Valores ao redor do mundo desabaram nos estertores de fevereiro e uma série de Circuit Breakers foi acionada de modo intermitente por dias seguidos.

Este era o menor dos problemas, diante do drama de incontáveis famílias ao redor do mundo, tendo que lidar com a ausência repentina e irreversível de milhares de pessoas que, antes de partirem, lotaram hospitais e clínicas, levando os sistemas de saúde de diversos países, inclusive os mais desenvolvidos, à beira do colapso.

Uma corrida para elaborar um remédio em tempo recorde - ou para acelerar o desenvolvimento de vacinas – promoveu a integração entre as iniciativas públicas e privadas, ao passo que diversas esferas governamentais enrijeceram os protocolos de combate e prevenção ao contágio do Coronavírus.

No Brasil, subitamente uma grande parte da população se viu obrigada a ficar em casa. Aqueles que puderam, seguiram trabalhando em regime de home office: foi o caso de muitos colaboradores da Suno, entre eles o analista Alberto Amparo, responsável pela carteira internacional da casa de research. Ele e sua equipe se desdobraram na tentativa de fazer a leitura correta do momento, em pleno olho do furacão, de modo a prosseguir, dentre vários compromissos, com os relatórios semanais da série The Global Journal.

Esta antologia reúne 26 textos publicados pela Suno Internacional entre março e agosto de 2020, justamente o período de maior intensidade da crise sanitária sem precedentes, causada pela Pandemia do Coronavírus. Os artigos intercalam um registro do momento histórico com mensagens de caráter perene, que auxiliam na formação de uma mentalidade profícua para investidores com foco no longo prazo e nos princípios do Value Investing.

Sempre que possível – e necessário – os relatórios publicados em forma de capítulos ganharam um complemento por meio de reportagens publicadas no portal Suno Notícias, mediante o trabalho incessante de Monique Lima, Marco Antônio Lopes, Carlo Cauti, Jader Lazarini e Eduardo Vargas, entre outros.

Ora essas notícias corroboram os artigos do The Global Journal e ora elas contestam as eventuais previsões e dados apresentados, numa demonstração de que o time da Suno não tem compromisso com o erro, ainda mais num mercado tão dinâmico como o financeiro.

No fim, “Investindo sob o Impacto da Pandemia” nasce para ser um documento a ser consultado no futuro, quando historiadores se debruçarem sobre uma das épocas mais desafiadoras que a humanidade enfrentou após as duas guerras mundiais que marcaram o século 20.

Das lições que remanescem cristalinas, ainda no calor dos acontecimentos, cabe salientar que investir mediante estratégias bem definidas, de modo a diminuir a influência das emoções no processo decisório da análise de ativos, segue sendo uma forma eficaz para atravessar mesmo os dias mais turbulentos do ambiente da renda variável.

Porém, é fundamental acompanhar de perto as novas tendências do mundo dos investimentos, bem como compreender a evolução dos modelos de negócios que impactam cada vez mais pessoas em menos tempo. É nesse equilíbrio entre o que é urgente e o que é duradouro, bem como entre o que são conceitos sólidos e o que são ideias líquidas, que os investidores modernos devem navegar.

Para tanto, o acesso à informação de qualidade é fundamental. Mas isso não basta: as informações coletadas mediante uma curadoria apurada devem servir de subsídio para a elaboração do conhecimento útil para seguirmos em frente. Esta é, justamente, a principal proposta deste livro.

Sobre o autor

Alberto Amparo (1993) é Engenheiro de Produção graduado pela Universidade Federal de São Carlos. Colabora com a Suno Research desde julho de 2018, onde é chefe da carteira internacional, sendo analista CNPI desde 2019.

Sobre o editor

Jean Tosetto (1976) é arquiteto e urbanista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo. Tem escritório próprio desde 1999. O autor e editor de livros é adepto do Value Investing e colabora com a Suno desde janeiro de 2017.

Vivalendo.com recomenda:

Veja também:

Investindo Além das Fronteiras: Suno Internacional: The Global Journal I

Cultivando Rendimentos: Reflexões para buscar a independência financeira no longo prazo

101 Perguntas e Respostas sobre Fundos Imobiliários & O desempenho dos FIIs no contexto da crise do Coronavírus

Nenhum comentário:

Postar um comentário