A Azulejaria de J. R. Hofling

Azulejos decorados de José Roberto Hofling.

Artista plástico radicado em Paulínia desenvolve técnica para a personalização de azulejos brancos, valorizando a decoração de ambientes internos e áreas de lazer.

Por Jean Tosetto

Certas pessoas não se encaixam em escolas, movimentos, tendências ou qualquer tipo de moda. Elas traçam seu caminho seguindo um roteiro próprio, sem mestres ou professores para lhe ditar rumos e correções. José Roberto Hofling é uma dessas almas tão necessárias neste mundo onde tudo o que não é rotulado é pouco compreendido. Não por acaso Hofling, nascido em 08 de novembro de 1942, é artista plástico.

Seu ingresso no mundo das artes se deu através da fotografia. Na década de 1970 passou a se interessar por escultura, tendo trabalhado com diversos tipos de materiais - metálicos e orgânicos. Foi na madeira, no entanto, que encontrou seus melhores resultados, resgatando ofícios de seus ancestrais, principalmente os carpinteiros e carroceiros.

A consequência natural de tantos anos envolvido com arte foi ingressar na esfera do design de acessórios para o corpo e para a casa. Os anéis, brincos, colares, pulseiras e braceletes de Hofling revelam o exotismo de alguém em constante experimentação, sempre com matérias primas simples e não preciosas. Já os seus centros de mesa e vasos abusam de artefatos descartados por marcenarias e serrarias, valorizando cada nó ou rachadura dos mesmos, transformando os defeitos em efeitos.

Dois Peixes - circa 2011. Trabalho em madeira exposto no escritório deste arquiteto em Paulínia.
Dois Peixes - circa 2011. Trabalho em madeira exposto no escritório deste arquiteto em Paulínia.

Suas esculturas mais imponentes enriquecem jardins, galerias de arte e museus nobres de diversas cidades brasileiras. Alguns dos monumentos mais intrigantes construídos a partir do século 21 são de sua autoria. Seu projeto mais ambicioso, no entanto, permanece apenas no papel. É de Hofling a concepção das esculturas que fariam parte da grandiosa obra denominada “Manto de Cristal”, que prometia revolucionar a história do urbanismo em Paulínia, mas que por questões políticas alheias a sua vontade, não foi executada.

Arte para todos

Sempre irrequieto e disposto a levar a arte ao encontro de um público cada vez maior, José Roberto Hofling desenvolveu o que ele chama de “Azulejaria”, que consiste basicamente na decoração personalizada de azulejos brancos de 15,3 centímetros quadrados. Aplicando cores básicas - como verde, amarelo, azul e vermelho - através de telas num processo semelhante ao conhecido como “silk screen”, Hofling e sua equipe levam a um forno, por cerca de quatro horas, verdadeiros pedaços de arte contemporânea.

Seus desenhos são de uma simplicidade típica do conceito “less is more” (menos é mais) e as cores chapadas ganham um interessante contraste com o fundo alvo. Segundo Raquel Salmar - a companheira e assistente de Hofling - as pessoas que encomendam esse tipo de trabalho podem sugerir temas e formas, mas os desenhos são elaborados exclusivamente pelo artista. Como resultado temos o enriquecimento de espaços com detalhes únicos, não reproduzidos em larga escala, como ocorre com as grandes fábricas de azulejos e porcelanatos.

Os estudos de Hofling podem virar estampas para seus azulejos. Formas geométricas e orgânicas se alternam.
Os estudos de Hofling podem virar estampas para seus azulejos. Formas geométricas e orgânicas se alternam.

Em linhas gerais, as pessoas podem solicitar um pequeno número de tais azulejos para a formação de faixas combinadas com cerâmicas comuns, por exemplo. De acordo com a criatividade de arquitetos e designers de interiores, os azulejos de Hofling podem ser usados em cozinhas, churrasqueiras, lavabos e também em objetos como baixelas, bares e aparadores.

Mais informações sobre a arte de José Roberto Hofling podem ser obtidas em seu site: www.hofling.com.br – já as encomendas podem ser feitas com Raquel Salmar pelo telefone celular (19) 988 087 613 ou pelo e-mail raquelsalmar@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário