Valuation: Introdução à arte e à técnica de precificar ações

Valuation: Introdução à arte e à técnica de precificar ações
Clique na imagem para acessar a loja da Amazon.

Saber a diferença entre preço e valor de uma ação é a base do Value Investing - que permite ao investidor buscar a margem de segurança em sua análise.

Sinopse


Em 26 de janeiro de 2023 acessamos a área do assinante da Suno. Em destaque, a edição número 1230 da newsletter Suno Call, publicada nos dias úteis por uma equipe comandada pelo fundador da empresa, Tiago Reis. Trata-se de um repositório de informações preciosas que já rendeu duas coletâneas: “Lições de Valor com Warren Buffett & Charlie Munger” e “Expoentes do Value Investing”.

Por meio desses livros, o leitor pode assimilar o conhecimento essencial para se aprimorar como investidor de longo prazo, dado que as mensagens são escritas numa linguagem simples e direta que, entretanto, não deixa de se aprofundar nos temas mais relevantes.

Valuation: Introdução à arte e à técnica de precificar ações” segue a mesma receita, mas vai além, ao complementar os textos selecionados sobre o assunto com um conteúdo elaborado exclusivamente para este livro, colocando em prática a teoria apresentada nas quatro partes anteriores, levando em conta as fórmulas e os métodos mais utilizados pelos profissionais do ramo. Esta tarefa foi confiada ao João Daronco, integrante do time de analistas certificados que são os responsáveis pelo sucesso das carteiras recomendadas pela Suno.

Por não considerar apenas os dados financeiros das companhias e fundos estudados, mas também a postura de seus gestores, a conjuntura macroeconômica e a influência das emoções no conjunto dos agentes no mercado de capitais, é que os analistas da Suno, técnicos por excelência, praticam também a arte de analisar ativos e desenvolver seus Valuations, cujas premissas adotadas também podem variar de analista para analista.

Este livro versa justamente sobre como o trabalho de avaliação de ativos é desenvolvido na Suno, citando e comentando as principais referências de quem domina o assunto em caráter internacional, como Aswath Damodaran, Philip Arthur Fisher, Howard Marks, Michael Shearn, Christopher Browne, Warren Buffett, Charlie Munger e Benjamin Graham, entre outros.

Os artigos selecionados das quatro partes iniciais foram enriquecidos com ilustrações oriundas do Portal Status Invest, cujas legendas trazem exemplos de como usar esta ferramenta disponível na Internet para facilitar a abordagem primária a respeito das empresas listadas no Brasil e nos Estados Unidos, dado que, muitas vezes, o primeiro passo que um analista realiza numa rodada de estudos é justamente utilizar bons filtros para saber o que deve e – principalmente – o não deve ser investigado.

Não é pretensão desta obra ser um documento definitivo sobre como analisar ativos do ambiente de renda variável. Ao contrário, trata-se de um ponto de partida que incentivará os leitores a efetuarem suas primeiras avaliações por conta própria, caso ainda não tenham lido outros livros bem-sucedidos da Suno, como o “Guia Suno Dividendos”, o “Guia Suno de Contabilidade para Investidores” e o “Guia Suno Small Caps”. Aqueles que já tiveram a oportunidade de ler estas obras, terão aqui um profícuo complemento de seus teores, reforçando os aspectos que jamais podem ser ignorados pelos investidores adeptos do Value Investing, como a margem de segurança e a relação entre preço e valor, dado que preço importa. Ler também.

Sobre os autores


Tiago Reis (1985) é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Acumula experiências no mercado financeiro desde 2001 e foi sócio fundador da Set Investimentos. Fundou a Suno em outubro de 2016.

João Daronco (1997) é engenheiro civil com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também é doutorando. É analista CNPÌ de equities com foco em ações de empresas listadas na Bolsa de São Paulo, incluindo as Small Caps.

Sobre o editor


Jean Tosetto (1976) é arquiteto e urbanista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo. Tem escritório próprio desde 1999. O autor e editor de livros é adepto do Value Investing e colabora com a Suno desde janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário