Cada projeto é uma história

Em dezembro de 2010 recebemos a seguinte mensagem:

"Olá Jean, tudo bem? Meu nome é Jacyene. Sou residente em Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e estou sempre 'viajando' nos sites de arquitetura e design de interiores. Encontrei o seu há algum tempo e estou sempre bisbilhotando por aqui, pois futuramente quero fazer uma reforma na minha casa, que tem apenas cinco peças com o total de 55 metros quadrados. A área do terreno é de 456 metros quadrados, ou seja, 12 por 38 metros.

Já estamos (eu e meu esposo) há algum tempo economizando para esta reforma, mas o nosso sonho é um sobrado aproveitando a casa que já temos, e na parte da frente levantarmos as novas peças para a ampliação da mesma. Queremos fazer uma suíte e mais dois quartos, pois temos uma filha e esperamos ter outro filho.

Encontramos no seu site o sobrado 'Residência do Casal Oliveira no Okinawa em Paulínia - 2006/2007' que nos chamou muito a atenção, porque é uma fachada que gostamos muito. Gostaria de saber se você nos forneceria o projeto deste sobrado sem custo. Caso não seja possível, quanto sairia para nos enviar o projeto, sendo um quarto no térreo e duas suítes no superior?

Muito obrigada por enquanto, aguardo contato.
Parabéns e que Deus continue iluminando você com muita criatividade."

Nossa resposta:

Prezada Jacyene, fico muito satisfeito em saber que meu site esteja sendo visitado em Campo Grande, cidade que espero conhecer um dia, bem como o Mato Grosso do Sul.

Infelizmente não posso enviar o projeto para você por diversas razões. Primeiramente eu estaria quebrando um voto de confiança com o Casal Oliveira. Ao optar por contratar um arquiteto para desenvolver o projeto, eles desejavam algo novo e exclusivo - do contrário se contentariam em morar num apartamento.

Para mim, cada projeto é uma história que começa do zero, respeitando uma série de particularidades que vão desde as dimensões do lote (incluindo declividade e orientação solar), passam pelas condições climáticas e também pelas leis locais de construção, e terminam com os anseios peculiares de cada família.

Já pensou se todas as casas do mundo fossem iguais? Qual seria a graça de morar nas cidades?

Mesmo que eu enviasse o projeto para a senhora, não estaria resolvendo o seu problema, pois os desenhos teriam que ser analisados e aprovados pela Prefeitura de Campo Grande. Além disso, sua obra só receberia o alvará para construção se você apontasse um profissional responsável técnico - arquiteto ou engenheiro - para acompanhar a obra.

Este é justamente o conselho que lhe dou: procure por um profissional registrado no CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso do Sul) próximo de sua casa. Ele irá avaliar a sua construção inicial para saber se é possível proceder com a reforma e ampliação, e de que modo. Analisando as necessidades de sua família e o valor disponível para realizar a obra, ele será capaz de oferecer uma solução que justificará a sua contratação.

Obviamente, você pode indicar nosso site como referência. Provavelmente o profissional de sua confiança não vai querer simplesmente copiar a fachada do Casal Oliveira, mas tenho certeza de que se ele for dedicado e entusiasmado com seu ofício, sua casa poderá ficar ainda mais bonita.

As generosas palavras de compreensão:

"Muito obrigada pelo contato. Concordo em gênero, número e grau em tudo o que me falou. Também não gostaria de que o projeto, que foi desenvolvido especialmente para mim, fosse visto em outra residência.

Somente após ter enviado o e-mail, pensei em todas essas questões, mas já era tarde. E também na questão do custo, pois não acho nenhum pouco justo que profissionais do seu nível (refiro-me também às classes de Engenharia, Arquitetura e Design) gastem tanto tempo, pesquisa e muita dedicação, para desenvolverem projetos únicos - e muitas vezes perfeitos - para simplesmente serem 'passados' para outros.

'Porque digno é o trabalhador do seu salário' (Lucas 10:7) isto é: o trabalho é pago porque tem valor, e não o contrário. Parabéns Jean, isso prova a integridade do seu caráter, o profissionalismo e o respeito que você tem pelos seus clientes.

Deus te abençoe." 

Depois do que a Jacyene escreveu, não é preciso acrescentar mais nada.

Saudações cordiais,
Jean Tosetto - Arquiteto

Veja também:

Arquitetura vale a pena? 
Cuidados com a documentação do imóvel
Capela do Seminário Concórdia - 2008 (concurso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário