O papel do Arquiteto como Urbanista

O Arquiteto não deve ser um coadjuvante no planejamento das cidades: como Urbanista, sua atuação é fundamental.

No meio acadêmico as metáforas esportivas são refutadas, e o mesmo se aplica na correspondência entre filósofos que se prezam. Como não somos catedráticos e sequer temos a pretensão de nos expressar feito epicuristas ou estoicos, vamos recorrer ao futebol - esse desporto coletivo tão apaixonante - para ilustrar a correspondência que segue logo mais.

Quem já correu atrás de uma bola sabe que, por vezes, recebemos um passe perto da área, com grandes chances de chutar direto para as redes. Mesmo sem olhar para o lado, no entanto, sabemos que um colega do time vem correndo, melhor posicionado, para marcar o tento. Então, rolamos a pelota redondinha e rasteira pela grama, para a conclusão vir de primeira. Eis um golaço.

Estudo de planejamento territorial desenvolvido pela Comurb.
Estudo de planejamento territorial desenvolvido pela Comurb.

No dia 21 de setembro de 2014 recebemos a seguinte mensagem de André Corrêa:

"Sou estudante do curso de Arquitetura do Centro Universitário Filadélfia - Unifil (Londrina - PR), e como parte da grade curricular, eu preciso fazer um trabalho sobre o desenvolvimento e lançamento de novos loteamentos. O trabalho subdivide-se em duas partes:

1) Uma fundamentação teórica; essa parte, mesmo com bibliografia escassa, já vencida.

2) Percepção pessoal de um arquiteto.

Sendo assim, tomei a liberdade de entrar em contato justamente visando encontrar uma resposta (ou comentários) para essa segunda indagação, ou seja: qual é o papel do arquiteto no processo de desenvolvimento e lançamento de novos loteamentos?

Desde já agradeço a atenção e colaboração."

No dia seguinte a resposta foi curta e esperançosa:

"Retransmito sua questão para o meu amigo Alan Cury, pois creio que ele possa responder com maior propriedade."

Mais um dia se passa, e o Alan não decepciona:

"Colegas, bom dia!

Jean, mais uma vez obrigado por sua lembrança e consideração.

André, você deseja um parecer por escrito, sobre a última questão? Se sim, vamos lá:

Qual é o papel do arquiteto no processo de desenvolvimento e lançamento de novos loteamentos?

O Arquiteto tem por formação, a atribuição em Desenhar e Planjear as cidades, pela técnica do Desenho Urbano e Políticas Públicas de ordenamento do solo, como ferramenta de indução para que se alcance o planejado.

Tal pasta – o Planejamento Urbano é comumente confundido ou mal interpretado pelas administrações públicas, que  acabam por entender se tratar de uma questão econômica. Não é. Planejamento Urbano é muito mais que isso. Trata-se do entendimento completo de Cidade, e traçados indutores para alcançar aquilo que chamamos de “Cidade que Queremos”. Neste “Queremos”, está incluso o desejo social, o desenvolvimento sustentável, o equilíbrio econômico, a solução de mobilidade, saúde pública, lazer, cultura, enfim, Cidade.

Como em nosso país, as administrações municipais consomem todo seu recurso em pagamento de salários e insumos, não há recursos disponíveis para investimentos e melhorias. Desta forma, a construção das cidades é terceirizada à iniciativa privada, que licitamente busca extrair o melhor lucro possível. Antigamente, picar lotes e vender era simples e rápido, mas hoje não mais. O consumidor, de qualquer classe, é mais exigente. Desta forma, estamos vivendo uma transformação de realidades em novos loteamentos. Agora, são novas centralidades, com comércio, serviços, equipamentos públicos, segurança e saúde, além da habitação. Os chamados Bairros Planejados já são realidade em grandes centros, e começam a migrar por todo o Brasil, com preocupações inéditas, como o aproveitamento da água de chuva, a coleta de energia solar e eólica, o tratamento de efluentes, parques e jardins melhor dimensionados e assim por diante.

Onde entra o Arquiteto neste contexto? O Arquiteto é o Único Profissional Habilitado para coordenar e planejar tamanha diversidade de atividades, de forma a transformar uma porção de terra em uma centralidade complexa e funcional. Por traz do Arquiteto, são inúmeras as profissões que colaboram nesta empreitada. Todos trabalham em harmonia, como uma orquestra, onde o Arquiteto é o Maestro.

Como complemento à este e-mail, me apresento:


Alan Silva Cury - Arquiteto e Urbanista
Alan Silva Cury - Atual Presidente do Núcleo Regional Campinas e Conselheiro Superior Nacional do IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil, possui pós-graduação em Arquitetura e Projeto Urbano pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), onde também formou-se Arquiteto Urbanista (2001). É sócio-diretor da empresa privada de planejamento e desenho urbano Comurb SPU Ltda, fundada 1976. Ministra palestras relacionadas às atividades profissionais que exerce, em faculdades de arquitetura como PUC Campinas, UNIP, Unicamp, FAAP, Metrocamp, Veris-IBTA, Universidade São Francisco, e outras. Já participou como Arquiteto Convidado Externo, para dezenas de Bancas Finais de Graduação em diversas faculdades. Foi professor-convidado da Faculdade de Engenharia da PUC Campinas, para ministrar o curso de Desenho Arquitetônico.

Fraterno abraço, e bem-vindo à Arquitetura!"

Gol marcado, vamos correr para o abraço e anotar o serviço na súmula:

COMURB
Alan Cury
Comurb SPU Ltda
Rua Dr. Alexander Fleming, 746
Nova Campinas
Campinas – SP - CEP 13.092-140 - Brasil
Tel +55 (19) 3254 7933
www.comurb.com.br

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário